segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Acima das Nuvens 
por Ítallo Andrade

         O filme Acima das Nuvens trata de busca, da perda, de humanidade e a adaptabilidade ou inadaptabilidade dosa mesmos na contemporaneidade em que tudo é publicizado, e só ganha status de verdade quando visto, replicado, compartilhado, 'ex-posto'.
        Maria Enders(Juliette Binoche) tem o que todos querem, o sucesso, o reconhecimento, mas só vê a perda do seu mundo que parece desmoronar em torno de si, o fim do casamento, a perda da juventude e se conflitua para se adequar a realidade de si mesma e isso se projeta na construção da personagem Helena de uma peça que a projetou quando interpretou a personagem Sigrid, jovem ambiciosa, manipuladora, cruel que seduz Helena e lhe tira tudo, mas que Maria já não é.
        Todas as emoções serpenteiam seu corpo como as nuvens que correm entre os vales, numa analogia ao fenômeno natural do Maloja Snake que dá nome a obra, e se desmascara na relação com sua assistente pessoal, Val, igualmente jovem, ousada, em busca, como Sigrid, como ela Maria já o fora.
      O enredo se passa nos Alpes, envolve a entrega de um prêmio ao autor da peça, que se mata, Melchior, que vivia em ostracismo, mas ligado a Maria, tudo conspira para confronta-la com seus medos, lembranças e inseguranças.
      Na era da superexposição Maria se mantém distante, a distância necessária para observar com estranheza crítica a vida tragada pelos holofotes de Jo-Ann Ellys que vive o estrelismo midiático em tempo real até a própria identidade parece forjada por tabloides que a definem conforme as circunstancias.
    A humanidade que Maria rejeita em Helena que na peça parece inadaptável a vida, excessivamente sentimental e por isso auto destrutiva. Então vida e cinema projetam a humanidade  para o futuro, em outros planetas de seres atemporais, onde ilusões possam ser redesenhadas, como num passeio solitário pela praia a noite sob um céu de cumulos nimbus avermelhados em busca... introspectiva, misteriosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário