quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pátria Desamorosa

                 Desculpem decepcionar, não é mais uma crítica ao governo, este por pior que esteja, como de costume não acompanha as mudanças da sociedade, lhe é mais um sintoma que a causa de sua doença. Utilizei o slogan para tocar ao câncer da educação, Pátria Educadora, o Brasil não é nem será, por que não há educação sem amor, educação não é só papel da escola, e escola não é depósito!
                Não sei quando, nem o porquê ou como, mas o desamor adentrou os lares,  apoderou se das ruas, institucionalizou se. Dramático?! Não, apenas atento,  percebo a violência na forma como a notícia é veiculada e na recepção na sala de estar que não mais se assombra com a dor, o sofrer e a morte, que se acomoda num pessimismo de comentários resignados.  Não é só o Racismo, a homofobia, o machismo, é a doutrina do ódio que cresce, ela tem acolhida na ignorância das massas.
                Na Síria um conflito iniciado com a Primavera Árabe deflagrou uma guerra civil, forças pró e contra o governo, eles têm seus sofrimentos e dores divulgados, tornaram se refugiados, peregrinam com suas famílias por diversos países. Somos a nação pacífica, democrática, com cidades violentas, somos refugiados dentro do próprio país, não há guerra declarada, mas a medo e sofrimento. Temos Estatuto da Criança e do Adolescente, está escrito, é lei, lei em minúsculo, tão minusculas são as leis no Brasil, elas obedecem a lógica da classe a quem se aplica.
                Falo do sofrimento do menino, criança de 10 anos abandonado pela sua mãe que sai de casa, e o deixa na rua, que passa a morar debaixo de uma árvore, deixa de ir a escola, vive como um mendigo debaixo de uma mangueira, mas poderia ser da prefeita da cidade do interior onde crianças assistem aula em salas improvisadas de um bar, sem um quadro, sem merenda escolar, sem livros, sem escola. Me estendo também a mãe que por não ter tempo manda a empregada, para a escola dos filhos na reunião de pais e mestres, ao pai que lê as mensagens do whatsapp enquanto a coordenadora da escola do filho tenta conversar sobre os problemas que o filho causa na escola.
                Me assombro e me assusta a ignorância e a inércia da sociedade brasileira, a crueldade e a ganância desmedida do Mundo, me causa pena ver tanta gente sem esperança. Não usei imagem nessa postagem, não há nada que exprima a violência do cotidiano que nos faça bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário